Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2023/2024

Código: PG_EE04
Sigla: ANEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
PG_EE 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho
Corpo docente: Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No fim da UC, o/a estudante será capaz de: 1. Reconhecer a avaliação como um processo indispensável à identificação e descrição das capacidades e do nível de desempenho das crianças/jovens e como ponto de partida para a definição de medidas de intervenção educativa; 2. Reconhecer o feedback efetivo e a linguagem afirmativa como ferramentas necessárias ao desenvolvimento pessoal e coletivo; 3. Delimitar o conceito de Dificuldades de Aprendizagem; 4. Caracterizar perfis específicos com enfoque no domínio cognitivo (défices intelectuais; perturbação do espectro do autismo; perturbação de hiperatividade e défice de atenção; perturbações específicas da aprendizagem na leitura, na escrita, na matemática; sobredotação e altas capacidades; e outros que se considerem pertinentes e oportunos para o grupo em causa); 5. Enumerar os principais métodos e instrumentos de avaliação nos processos de identificação e avaliação; 6. Selecionar métodos e instrumentos de avaliação adequados aos objetivos; 7. Planificar o processo de recolha de informação; 8. Avaliar a criança/jovem e seus contextos significativos; 9. Analisar e enquadrar as informações recolhidas para posterior processo de intervenção educativa; e 10. Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).

Conteúdos programáticos

1. Equidade, qualidade e diversidade: avaliação para a aprendizagem no contexto da EMAEI
2. Feedback e linguagem afirmativa para o desenvolvimento pessoal e coletivo
3. Dificuldades de Aprendizagem
4. Caracterização de perfis específicos com enfoque no domínio cognitivo (estes e outros que se considerem pertinentes e oportunos para o grupo em causa): défices intelectuais, perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem (na leitura, na escrita, na matemática), sobredotação e altas capacidades
5. Avaliação: os requisitos para uma avaliação de qualidade, os processos de identificação e avaliação, métodos e instrumentos de avaliação com enfoque no domínio cognitivo


Metodologias de ensino

As aulas desta UC organizam-se em sessões presenciais, onde é privilegiado o recurso a técnicas de aprendizagem ativas, que envolvam os/as formandos/as em tarefas de pensamento crítico sobre as suas práticas pedagógicas. As técnicas pedagógicas são passíveis de serem exploradas em atividades individuais (e.g. diário de bordo, quizz), participativas e colaborativas (ex. questionamento, mapa concetual partilhado, think-pair-share, graffiti cooperativo, brainstorming, mural de ideias/sessão de posters). As horas de trabalho autónomo constituem os momentos dedicados à visualização de pequenos vídeos, filmes/documentários, leitura e análise de documentos, revisão da sistematização de ideias, submissão de registos e diários de bordo, desenvolvimento de competências transversais aplicadas aos conteúdos da UC (ex. processamento e análise de informação, raciocínio, resolução de problemas, metacognição, pensamento crítico, pensamento criativo, autorregulação).

Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua que inclui: dois registos de grupo (cada um com uma ponderação de 30%), um registo a pares (com uma ponderação de 40%), três diários de bordo individuais (submetidos no final de cada dia de aulas). Os critérios de avaliação são: rigor e riqueza, linguagem afirmativa/comunicação positiva, clareza da informação e qualidade do Português, e registo do diário de bordo. As rubricas consideradas são conhecidas pela turma na primeira aula.
A avaliação sumativa corresponde a um exame escrito, cuja classificação corresponde 100% à classificação final na Unidade Curricular.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.

Bibliografia

Boyd, E., Green, A., Hopfenbeck, T. N., & Stobart, G. (Coord.) (2019). Effective feedback: The key to successful assessment for learning. Oxford University Press. Disponível em https://elt.oup.com/feature/global/expert/assessment-for-learning?cc=pt&selLanguage=pt
Eurostat (2021). Ensure inclusive and equitable quality education and promote lifelong learning opportunities for all. In Sustainable development in the European Union (pp. 111-126). European Union. Disponível em https://ec.europa.eu/eurostat/documents/3217494/12878705/KS-03-21-096-EN-N.pdf/8f9812e6-1aaa-7823-928f-03d8dd74df4f?t=1623741433852
Hollenweger, J., Pantić, N., & Florian, L. (2015). Tool to upgrade teacher education practices for inclusive education. Council of Europe. Disponível em https://pjp-eu.coe.int/en/web/inclusive-education/images/tool%20to%20upgrade%20teacher%20education%20practices%20for%20inclusive%20education.pdf
Mitchell, D., & Sutherland, D. (2020). What really works in special and inclusive education: Using evidence-based techniques. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429401923
Rocha, A. (Coord.). (2017). Altas capacidades e sobredotação: Compreender, identificar, atuar. Guia para professores e educadores. Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação (A.N.E.I.S.). Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/guia_sobredotados.pdf

A docente disponibiliza via Moodle todos os recursos que servem de apoio às aulas.

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